PLANO DE TRABALHO

Aprendendo a Manter a Vida

CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DO PROJETO

Trabalhamos em 2006 o tema “Vivendo em Comum – unidade”, focalizando Cidadania.
Em 2007 o tema: Vivendo, Amando e Aprendendo em meu mundo, focalizando Meio Ambiente.

Dando continuidade, em 2008 desenvolveremos o tema: APRENDENDO A MANTER A VIDA; focalizando a preservação e qualidade de vida. A busca contínua de parceiros que acreditam em nosso trabalho, o aperfeiçoamento constante de nossos projetos e atividades, são algumas das atribuições do desenvolvimento institucional. O projeto responde também pela avaliação comportamental, desempenho no que diz respeito a ensino e aprendizagem, competência e mudanças de atitudes, buscando sempre diversificar nossa fonte de recursos.

Procedimentos:

Temas a serem desenvolvidos no Projeto “Aprendendo a manter a vida”

I - Conscientização :
Não era problema seu? Agora é!

1 - Aquecimento global
Afinal, o que é aquecimento global?
A vida no planeta mais quente ( nível do mar, recessão e crise, mortalidade, extinção, secas e queimadas).
Penso no futuro de meu filho.
Resultados inesperados, transtornos climáticos... Como era e como está as 4 estações do ano?
Ajudo pessoas a terem informações.

O que podemos fazer para frear o aquecimento global?
2 – Preservação das espécies: fauna e flora
3 – Animais em extinção...
4 – 4Rs: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Essa será nossa contribuição para preservação da vida.
5 – Desenvolvimento sustentável: crescer sem prejudicar o meio ambiente.


II – Prática: Qualidade de vida
Viver bem é...construir o amanhã
Saúde/Esportes (alimentação, disciplina, boa noite de sono, higiene)
Cultura: acesso para o desenvolvimento
Auto – estima: superar medos, controlar ansiedades. Possuir assertividades
Saber conviver com as diversidades, diferenças, dificuldades... saber se relacionar. Palavra chave: respeito
Fazer o que gosta. Pensar num futuro... Exercer um trabalho de forma prazerosa. Conscientização de que um trabalho para ser digno não necessariamente é aquele que apenas enriquece!!
Para pensar!!!
O projeto a ser executado possui dois grandes eixos:
Preservação da vida
Qualidade de vida



Metas para Ano 2008


Atender 280 alunos e adolescentes em regime de semi - internato nos seguintes locais:

Continuar com os Módulo da Vila São Miguel com 100 crianças, Módulo do Centro, localizado à pça 20 de setembro, 164 com 80 adolescentes e jovens e o 3º Módulo na Vila São Benedito - com 100 crianças de 03 a 09 anos

Caracterização da Demanda:
Faixa Etária: 03 a 24 anos
Sexo: Masculino e Feminino
Tipologia: Criança e Adolescente
Critérios de elegibilidade:
Carência
Exclusão social
Necessidade dos pais (trabalho)
Freqüentar a escola

Ações de Interface:
Saúde: Contamos com acompanhamento médico para as crianças; através dos Postos de Atendimento Médico dos Bairros onde os Módulos estão localizados.
Quando da consulta médica as crianças recebem os medicamentos disponíveis nestes Postos de Atendimento do SUS.

Social:
ADESAI – Doação de 300 pães/dia.
Prefeitura Municipal de Itapeva/Secretaria da Agricultura: verduras e legumes.
Áreas Envolvidas: Desenvolver a Interdisciplinaridade: Educação Cristã, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física.
Temas Transversais: Desenvolvimento Social, Pluraridade Cultural, Ética, Higiene e Saúde.
Fonte de Informação: Livros, Biblioteca Municipal, Biblioteca da ACDC, Internet, Jornais, Biografias, Entrevistas, visitas, fotografias, TV, Palestras.
Problematização: Desenvolver o amor e respeito pela Pátria, Trabalhar a dificuldade da escrita através da leitura com diversos tipos de textos.

Alunos de 07 a 14 anos

Durante as horas que ficam na Instituição, as aulas são divididas semanalmente de forma que a criança/adolescente participe de todas as atividades que façam parte do seu currículo.

Música:

Coral em conjunto: Aquecimento corporal, vocal, música gospel e MPB. Apresentações em diversos lugares como escolas, biblioteca municipal, bancos, praça, etc.
Apresentações em datas especiais.

Canto Coral : Aulas em grupo, visando a divisão de voz,; um trabalho individualizado e teoria musical.

Violão: Prática em conjunto, para participar de apresentações e durante os cultos.

Artes: Através de dinâmicas, expressão corporal – poesia e teatro
.


Em específico aos adolescentes e Jovens - Trabalharemos:

Cursos Internos: Excel avançado, Corel Draw 10, Marcenaria ( parceria com a UNESP), Artesanato e Teatro.

Alimentação

Receber uma alimentação em qualidade e quantidade, de acordo com sua idade e condições físicas dos alunos.

Visto que os alunos passam a maior parte de seu tempo no projeto, sob os cuidados da equipe, cabe-nos cobrir 100% de suas necessidades protéicas e de 60 a 80% das demais necessidades nutritivas diárias.
Cabe, portanto, à família a sua complementação.

São servidas 02 refeições balanceadas e calculadas de acordo com o desenvolvimento de todas as idades em cada unidade e período de permanência na Instituição.


Todo atendimento do aluno está diretamente ligado a um inter-relacionamento entre sua família e o Projeto, numa troca de informações e orientação de toda equipe a ela ligada.

Com relação ao trabalho com os familiares:

Trabalhos extras – familiares:

Estaremos dando continuidade as aulas de informática e marcenaria aos adolescentes maiores de 14 anos e aos pais interessados em aprender mais e atualizarem seus curriculuns. Essas aulas acontecerão em horários especiais, que não atrapalhem as aulas dos adolescentes e o trabalho dos pais, isto é, à partir das 16:00 até as 21:00horas.
Projeto Cidadania
Plano de Trabalho 2006